quarta-feira, maio 19, 2004

Sol! Calor!! Verão!!!

Não achei que esse tempo fosse chegar, mas ELE VEIO! Desde sábado temos tido dias quentes e cheios de sol. É claro que estamos aproveitando o máximo. No sábado fomos fazer um churrasco à beira do rio Erdre (o outro rio que passa por Nantes). Não imaginem que foi um churraaaasco assim como a gente faz aí. É claro que não! Foi um churrasco francês onde tem um monte de coisas e muito pouca carne. O convite veio dos colegas franceses que o Vidal tem na Universidade. Cada um levava a sua bóia. A gente até que tentou comprar uma carne no mercado para fazer com sal grosso, mas a carne de boi aqui é horrorosa. Na verdade, nem é carne de boi. É carne de vaca (está escrito na embalagem). Acho que eles provilegiam o gado leiteiro e não sobra muito espaço para o gado de corte. Do que levamos, só estava boa a linguiça!

Os franceses costumam levar para o churrasco linguiça e espetinhos que a gente compra prontos no mercado (prontos quer dizer montados, não assados é óbvio). Só que eles assam a carne sem sal!!!! Eles dizem que é para manter o sabor dos alimentos. Sei não. Aqui a comida é quase sem sal e quase sem açúcar. Eles usam muitas ervas. Pode ser que eles estejam certos, que a comida assim seja mais saudável. Mas a gente gosta mesmo é de uma salmourazinha, uma pimentinha, um melado! Não adianta. Num país com não-sei-quantos-mil kilômetros de costa e com terras e terras cobertas de cana-de-açúcar comé o Brasil a coisa não podia ser diferente mesmo. Somos dos extremos: sal e açúcar para valer. Os franceses não gostam mesmo de coisas muito doces. O dia em que eles vieram jantar aqui em casa eu fiz um "Strogonoff de Nozes" de sobremesa. A opinião geral é de que ele é doce demais e eles não aprovaram. Dá pra acreditar?

O lugar em que fizemos o churrasco é muito legal, o dia estava lindo e aproveitamos bastante. Agora está escurecendo às 10 horas da noite, então o Vidal pôde jogar futebol até tarde e eu fiquei jogando uma espécie de bumerangue com o Felipe. Quando escureceu, eles acenderam um monte de velinhas e ficamos conversando na beira do rio. Muito divertido! Claro que tem fotos, e claro que eu ainda não consegui colocar no site. Mas elas estarão lá em breve. Prometo.

No domingo fomos fazer outro piquenique. Desta vez num parque de Nantes chamado Parc du Grand Blottereau (a gente diz Bloterrô). Fomos nós todos mais a Cláudia e o Alexandre que eu já apresentei aqui e nem preciso mais dizer quem é... Chegamos às duas da tarde e saímos depois das nove horas. Também tem fotos, que vão ficar para depois...

Para terminar as notícias primaveris, na semana passada fomos ver uma exposição super interessante aqui em Nantes. Ela acontece a cada quatro ou cinco anos e se chama Floralies International. É uma exposição de plantas. Paisagistas de vários lugares criam ambientes naturais dentro dos pavilhões de exposição. Tem de tudo: desde floresta até deserto e é uma coisa muito diferente. Boa notícia! Da exposição TEM fotos e elas JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS! Vejam nosso Álbum de Fotos.

Antes que chovam reclamações! A gente não aparece nas fotos da exposição, só as plantas. Tinha muuuuuita gente e não tinha a menor condição de parar toda a família trapo na frente das plantinhas e dizer para as 550 pessoas que vinham atrás: "Esperem só um pouquinho que a gente vai fazer uma fotinho, tá?". Nem pensar! Tirei várias fotos porque o lugar é enorme, mas para fazer as fotos era necessário ser objetiva. Clic, clic, clic e pronto. Nada de grandes composições, nem um segundo a perder! Mas nas fotos do churrasco e do piquenique existem seres humanos, esperem pra ver...

Por hoje é só! Agora que aqui faz calor ficamos menos dentro de casa e sobrou ainda menos tempo para eu escrever. Mas, aguardem... Estou preparando uma daquelas historiazinhas para vocês. Quero ver se publico na semana que vem!

Nenhum comentário: